quarta-feira, 24 de novembro de 2010

COMPLEMENTO DO TEXTO "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

Objetivo: Este curso visa  contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica. Tendo como proposta, a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O sistemas de informaçoes são  disponibilizados pela SEED/MEC Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital.
Trata-se então de um curso que busca estimular você a refletir sobre o porque e para quê utilizar
essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.

É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, os temas escolhidos, atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

manual do blogueiro

Um “manual de conduta para blogueiros”

A advogada Patricia Peck Pinheiro, autora do livro “Direito Digital“, preparou para o IDG Now um conjunto de sugestões de comportamento que, se adotados pelo autor de um blog, permitem tornar “possível exercer ao máximo a liberdade de expressão e evitar riscos legais e danos à reputação”.
Entre as dicas da especialista, encontramos aspectos como:
  • a recomendação da conduta ética ao descrever fatos, evitando publicar textos difamatórios, ofensivos e boatos;
  • não cometer injúria nem ameaça que configurem ato ilícito ou crime contra a honra – lembrando que para configurar a conduta não é necessário identificar objetivamente a pessoa a quem está se dirigindo.
  • as pouco compreendidas questões do uso não-autorizado das marcas (nunca as altere ou modifique!) e da imagem das pessoas.
  • a questão da estratégia de moderação e do consequente tratamento dos comentários e outros materiais que constituam riscos jurídicos.
  • os limites da liberdade de expressão aplicáveis à crítica ou reclamação como consumidor.
  • a necessidade de mencionar a fonte, ao reproduzir corretamente material alheio, e a natural vedação de apresentar como se fosse seu o material dos outros.
  • A importância de o blog ter Termos de Uso (os termos de uso do Efetividade estão publicados desde a inauguração do site) solicitando que o público exerça de maneira responsável (sem ofensas, por exemplo) sua liberdade de expressão na hora de comentar, reduzindo assim a possibilidade de acabar como responsável solidário no caso de mau uso por parte dos leitores.
A última das dicas da lista preparada pela autora é tão importante – por tratar de uma situação em que a pessoa já errou e precisa evitar a oportunidade de aprofundar o próprio erro – que vou mencioná-la integralmente
Em caso de erro, escrever demais para se retratar pode piorar a situação; redija suas erratas ou mesmo um pedido de desculpas de forma simples e inequívoca;
Como já mencionado, para orientação específica sobre o seu caso, ou mesmo para debater a aplicabilidade a ele das sugestões da autora, o procedimento correto é consultar um profissional habilitado.
Para os demais casos, a reflexão sobre as sugestões da especialista podem ajudar a avaliar ou até mesmo ajustar seus procedimentos, sempre à luz do bom senso e mantendo o posicionamento ético, além do legal.
fonte: http://www.efetividade.net/2010/10/27/manual-de-conduta-do-blogueiro-evitando-problemas-juridicos/

Como o Computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?

    O computador é um instrumento da tecnologia que vem sendo muito utilizado, através da internet principalmente, nas escolas, ocorrendo transformações dentro desta e proporcionando uma aprendizagem com o uso de outros recursos, alterando assim a prática pedagógica. Essa ferramenta proporciona uma ampla visão do mundo trazendo inúmeros conhecimentos para a vida das pessoas.
    "Na atualidade, temos que acompanhar as novas tecnologias, a fim de torná-la uma aliada em nossa prática pedagógica. Sendo assim, o uso do computador em nossas aulas contribui para uma prática pedagógica mais interessante, mais dinâmica, menos centralizada. É importante perceber o quanto esse equipamento tem nos auxiliado dando um novo rumo a tudo aquilo que precisamos. Veja mais no site (link) abaixo:
http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Introdução à Educação Digital


Este curso de Introdução Digital, visa ampliar nossa aprendizagem sobre mídeas, tecnologias, manejo do computador e de alguns programas no ambiente linux educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica. Este, é de grande importância pra nós educadores uma vez que promove conhecimentos novos na área que atuamos. Me surpreendi desde o início do curso pois percebi o quanto aprendemos e interagimos uns com os outros.
É importante notar que vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios, com isso se familiarizar com as novas tecnologias é o caminho onde o qual devemos trilhar. No entanto adiquirir novos conhecimentos sobre a inclusão digital se motivando e preparando-se para a utilização significativa de recursos de computadores, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida,da sociedade e de minha prática pedagógica é meu principal objetivo.
Tenho que ressaltar também que tenho o interesse em contribuir com meus colegas de trabalho os conhecimentos aqui adquiridos, proporcionando momentos de trocas de ideias e de saberes novos. Por isso elaborarei um cronograma de formação continuada dentro da instituição que atuo e assim tentarei proporcionar grandes momentos de estudos.